QS Informa Voltar EUROFARMA INGRESSA NO MERCADO NORTE-AMERICANO COM A AQUISIÇÃO DA MEDIMETRIKS PHARMACEUTICALS, INC.
Última atualização: 30 de novembro de 2022 12:04 am
EUROFARMA INGRESSA NO MERCADO NORTE-AMERICANO COM A AQUISIÇÃO DA MEDIMETRIKS PHARMACEUTICALS, INC.
Nova operação marca chegada da companhia em novo continente e reforça plano de ser reconhecida como organização global.
O Grupo Eurofarma está presente em mais de 20 países, com 10 plantas produtivas na América Latina. Em 2021, gerou vendas líquidas de R$ 7 bilhões e emprega mais de 8,8 mil colaboradores. Há 50 anos, o Grupo Eurofarma atua no setor de saúde, produzindo e comercializando produtos e serviços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com atuação diversificada, atua em todos os principais segmentos, como Prescrição Médica, Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar e Oncologia, além da exportação e terceirização de medicamentos. Somente no Brasil, oferece mais de 430 produtos, atende todas as especialidades médicas e cobre mais de 200 classes terapêuticas, que representam 80% do mercado total.
Esta aquisição estratégica nos Estados Unidos reforça o objetivo da Eurofarma de construir uma empresa farmacêutica mundial. Após visita de autoridades ao Brasil, a U.S. Food and Drug Administration (FDA) – agência que regula os medicamentos nos Estados Unidos – concedeu à Eurofarma a classificação Voluntary Action Indicated (VAI), que indica que a empresa cumpre todos os padrões de fabricação exigidos para o mercado norte-americano. “Esta aquisição é uma grande conquista que nos dá acesso ao maior mercado farmacêutico do mundo. A classificação VAI pelo FDA nos permite expandir nossa produção futura para o mercado americano e outros países, aumentando nossa capacidade de crescer exportando produtos e atendendo mercados internacionais”, afirma Alexandre de Godoy Moreira Graziotto, diretor de Planejamento Estratégico e Novos Negócios da Eurofarma.
“Nossa internacionalização começou em 2009 e, em pouco mais de uma década, já atuamos em 20 países da América Latina”, afirma Maria del Pilar Muñoz, vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios da Eurofarma. Hoje, as operações internacionais representam cerca de 20% do faturamento.
A Medimetriks, fundada em 2008 e sediada em Nova Jersey, é uma empresa líder em dermatologia que desenvolve, adquire e comercializa marcas prescritas de cuidados com a pele. O portfólio da companhia inclui marcas indicadas para acne, rosácea, psoríase, infecções fúngicas e unhas distróficas. A Medimetriks é conhecida por sua força comercial suportada por um time de vendas nacional e robustas atividades de desenvolvimento.
A Medimetriks Pharmaceuticals, Inc. anunciou em 2017 que o FDA aprovou Xepi™ (ozenoxacina) Creme, 1%, um novo medicamento para o tratamento de impetigo em pacientes com dois meses de idade ou mais, quando aplicado topicamente duas vezes ao dia por 5 dias. Nos Estados Unidos, estima-se que o impetigo seja responsável por aproximadamente 10% dos problemas cutâneos observados em clínicas pediátricas e é considerada a infecção bacteriana cutânea mais comum.
A estratégia para o mercado americano, segundo Pilar, não é competir com as big pharmas em inovação, nem entrar na briga direta com as farmas asiáticas nos genéricos. “Escolhemos a dermatologia porque é um setor onde vimos que poderíamos agregar valor. E trata-se do primeiro passo para entrarmos em outras regiões, como o Leste Europeu e a China,” continuou Pilar.
Fontes: Brazil Journal , Eurofarma , Medimetriks